Física

Calor Latente

O calor latente, também chamado de calor de transformação, é uma grandeza física que designa a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo enquanto seu estado físico se modifica.

Importante destacar que nessa transformação a temperatura permanece a mesma, ou seja, ele não considera essa variação.

Como exemplo, podemos pensar num cubo de gelo que está derretendo. Quando ele começa a mudar de estado físico (sólido para o líquido), a temperatura da água permanece a mesma nos dois estados.

Fórmula

Para calcular o calor latente é utilizada a fórmula:

Q = m . L

Onde,

Q: quantidade de calor (cal ou J)
m: massa (g ou Kg)
L: calor latente (cal/g ou J/Kg)

No Sistema Internacional (SI), o calor latente é dado em J/Kg (Joule por quilograma). Mas também pode ser medido em cal/g (caloria por grama).

Note que o calor latente pode apresentar valores negativos ou positivos. Sendo assim, se a substância estiver cedendo calor seu valor será negativo (processo exotérmico). Isso ocorre na solidificação e liquefação.

Por outro lado, se tiver recebendo calor, o valor será positivo (processo endotérmico). Isso ocorre na fusion e na vaporização.

Leia mais: Reações Endotérmicas e Exotérmicas.

Calor Latente de Vaporização

No calor latente ocorre a mudança de estado físico. Ou seja, a substância pode passar do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa.

Quando a mudança é da fase líquida para a fase gasosa o calor latente é chamado de calor de vaporização (Lv).

Variação da Temperatura da Água

Gráfico de variação da temperatura da água e as mudanças de estado físico

O calor latente de vaporização da água é de 540 cal/g. Ou seja, são necessárias 540 cal para evaporar 1 g de água a 100 °C.

Nesse caso, a quantidade de calor necessária (Q) é proporcional à massa da substância (m):

Q = Lv. m

onde,

Lv: constante