Untitled - #25076

Religião

Religião é uma palavra de origem latina (religio) e pode significar rigidez, releitura, reeleger e/ou religar.

Assim, a religião seria aquilo que nos religa ao sagrado.

Resumo

Desde os tempos mais primitivos, os primeiros seres humanos sentiram necessidade de explicar fenômenos naturais como a chuva, vento, eclipses, etc.

Da mesma forma, queriam entender os acontecimentos como o nascimento e a morte.

É esta necessidade de explicação que vai gerar a busca por um mundo metafísico ou seja: além da física, além daquilo que posso ver e tocar.

Assim, como um fenômeno inerente à cultura humana, as religiões se configuram como conjunto de sistemas culturais e crenças.

Possuem conteúdo Metafísico, nos quais se busca relacionar a humanidade com o mundo espiritual.

De toda forma, esta é uma definição ocidental. Isso porque não existe uma palavra equivalente na cultura oriental (no hinduísmo e budismo, Dharma é o conceito mais aproximado).

História

Religião
Símbolos de diferentes religiões

De modo geral, as religiões possuem seus credos similares conforme a proximidade geográfica.

Os gregos e os romanos foram os primeiros a sistematizar reflexões religiosas.

Nos primeiros séculos do cristianismo, novas reflexões teológicas surgirão e se desenvolverão a fim de conciliar a filosofia grega ao cristianismo.

Durante a Idade Média, predominava a Filosofia Escolástica quando o Teocentrismo será valorizado. Será durante o Renascimento que este modelo começará a ser questionado.

Vale destacar também o advento da expansão europeia pelos continentes levou a religião ocidental pelo mundo.

Contudo, também travou contato com culturas e religiões muito distintas daquelas conhecidas até então.

Atualmente, nos países da Europa, há certo declínio da religião, sobretudo cristã.

Por outro lado, o Cristianismo cresce nos Estados Unidos, na América Latina e na África.

O Islamismo se expande pelo sudeste asiático e Europa; e o Hinduísmo, Budismo e Xintoísmo ainda são a maioria no Extremo Oriente.

Importante destacar também o Protestantismo, em sua vertente pentecostal, que vem crescendo na América Latina.

Por fim, enquanto componente fundamental da cultura humana, a Religião foi motivo de inúmeras guerras.

Além disso, estruturou sociedades e definiu o conhecimento científico, filosófico e artístico durante muitos séculos.Veja também:O que é Conhecimento Filosófico?

Sistemas Religiosos

As religiões possuem em comum alguns aspectos como:

  • caráter público,
  • hierarquias clericais,
  • reuniões regulares,
  • estabelecimento de limites entre o sacro e profano,
  • a sacralização de determinados locais, veneração de divindades,
  • escrituras sagradas ou tradição oral,
  • sacrifícios, festas, serviços funerários e matrimoniais,
  • meditação, arte, calendários religiosos e
  • um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente explicando a vida após a morte ou a origem do Universo.

A palavra “seita”, designa o segmento minoritário nas religiões, enquanto “heresia” é todo conteúdo contrário a estrutura teórica da religião dominante.Veja também:Tipos de Conhecimento

Tipos de Religião

Religião pessoas

Da esquerda para direita: um padre católico, um rabino, um muçulmano, um hare-khrisna, uma mãe-de-santo, um índio e um pastor protestante

  • Panteístas: as mais primitivas manifestações religiosas, não possuem livros sagrados, divinizam elementos naturais como o vento, a água, o fogo, os animais, dentre outros.
  • Politeístas: “substituem” as panteístas quando os elementos divinos são personificados e humanizados, havendo uma equivalência entre deidades femininas e masculinas nos cultos.
  • Ateístas: negam a existência de um ser central e supremo (o qual, para elas, seria o Vazio ou um Não-Ser). Não creem em deuses personificados, mas acreditam em forças invisíveis, como fenômenos da natureza inexplicáveis. Deste modo, prega-se a interdependência harmônica do Universo, equilibrado por meio do Tao ou encontrado no Nirvana. São exemplos, o Budismo, na Índia e na China, o Taoísmo e o Confucionismo.
  • Monoteístas: são as religiões mais recentes e populares (cerca de 50% da população mundial), possuem Livro Sagrado no qual está presente a verdade da Revelação Divina, onde se estabelece a divindade soberana e eliminam-se adorações independentes. É curiosa a escassez de representações do Deus supremo, enquanto as entidades menores (como os anjos) são muito retratadas. Outro detalhe é que o Deus único (Hebreu, Cristão e Islâmico) são masculinos e absorveram os elementos femininos como a bondade.